Blog do GD

Séries e Ciclos

Ambientes

Eventos

História

Símbolos

Gedezinho

Como chegar

GDestaque

Ex-alunos

Jovens Poetas

Fale conosco


Ambientes

Com cerca de 25 mil m², com muitas rampas de acesso e sanitários para portadores de necessidades especiais, o Colégio Gonçalves Dias tem uma estrutura física invejável. Os alunos, portanto, podem desfrutar das diversas instalações com tudo o que precisam dentro do próprio colégio sem precisar sair dele. No GD é possível passar o dia inteiro na escola sem se “entediar”.


Área da Pré-escola | Ateliê de Artes | Auditório | Biblioteca
Centro Cultural GTS | Complexo Desportivo | Cozinha Experimental
Espaço Cultural | Jardins e Praças | Laboratórios de Informática
Prédios GD I e II | Salas de aula | Sala de dança
Sala de Leitura | Sala de vídeo | Salão de Festas | Secretaria


Área da Pré-escola

A Educação Infantil do GD possui uma área específica. Diversas atividades (como as aulas de Informática e de Educação Física - Projeto de Psicomotricidade) utilizam o grande espaço da escola, mas outras atividades (como as aulas de Inglês e de Artes) acontecem em espaço próprio, que atende às necessidades de todas as turminhas. Além disso, todas as salas de aula são suítes com ar condicionado.

Área da Pré-escola - Parquinho   Área da Pré-escola - Nível 1   Área da Pré-escola - Nível 1   Área da Pré-escola - Nível 1

Área da Pré-escola - Nível 2   Área da Pré-escola - Nível 3   Área da Pré-escola - Nível 3   Área da Pré-escola - Nível 3

Área da Pré-escola - Nível 3   Área da Pré-escola - Nível 3

voltar ao topo


Ateliê de Artes

O GD dá grande importância às aulas de Educação Artística, contando com um Ateliê de Artes que propicia um espaço ideal para que alunos de todas as idades possam desenvolver seu potencial artístico e cultural. Além de contar com toda a estrutura do colégio para o desenvolvimento de trabalhos de artes plásticas, teatro, dança e demais expressões artísticas, os alunos encontram no Ateliê um espaço exclusivo para as aulas de Artes.

Ateliê de Artes   Ateliê de Artes   Ateliê de Artes

voltar ao topo


Auditório

O Auditório do Colégio Gonçalves Dias, localizado no 2º andar do prédio GD II, é utilizado para palestras, apresentações teatrais, congressos, debates e reuniões. Foi inaugurado em 1990 com 120 lugares e capacidade extra prevista para até 180 pessoas.

voltar ao topo


Biblioteca

A Biblioteca do GD, com capacidade para 10 mil livros, conta com atendimento para alunos e ex-alunos. A Biblioteca é um ambiente agradável, com ar condicionado, adaptado às necessidades dos que precisam pesquisar ou apenas se divertir com boas leituras. Além do amplo acervo de livros, a Biblioteca também conta com revistas e jornais atualizados periodicamente.

Biblioteca

voltar ao topo


Centro Cultural GTS

O Centro Cultural GTS foi fundado em 1998. Seu nome é em homenagem a Gracinda Teixeira da Silva, poetisa e autora do hino da escola, mãe do fundador do GD. O Centro Cultural conta com um anfiteatro com capacidade para cerca de 150 pessoas e é utilizado para a realização de peças de teatro, apresentações culturais, palestras e demais eventos. Diversas atividades pedagógicas são realizadas no Centro Cultural, como os projetos “Tô Q Tô!” e “Eu Já Sei!”.

Centro Cultural GTS

voltar ao topo


Complexo Desportivo

Em 1978 teve início a construção do Complexo Desportivo do Colégio Gonçalves Dias com o Parque Aquático. As três Piscinas foram inauguradas no mesmo ano, o que foi um incremento importante para as aulas de Educação Física. Uma das três Piscinas é oficial para competições, sede de diversos torneios oficiais. No ano seguinte, em 1979, foi a vez da Pista de Atletismo ser inaugurada. Também com dimensões semi-olímpicas (200m), esta foi a primeira Pista da Baixada, abrigando competições importantes da região. Em 1980, foi concluída a construção do Ginásio de Esportes do GD, com sua arquibancada para mais de 800 pessoas. Por fim, em 1995, no espaço ao lado do Par-que Aquático foi construída a nova Quadra Poliesportiva, para atender à demanda dos treinamentos desportivos.

Complexo Desportivo - Ginásio de Esportes   Complexo Desportivo - Parque Aquático

voltar ao topo


Cozinha Experimental

Os alunos, especialmente os da Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental, contam com a Cozinha Experimental do GD para auxiliar nas Atividades da Vida Diária (projeto pedagógico que fornece às crianças, entre várias outras coisas, noções de culinária).

voltar ao topo


Espaço Cultural

O grande espaço no térreo do Prédio GD II é denominado Espaço Cultural devido à grande quantidade de atividades pedagógicas e culturais que costuma abrigar. Com um palco teatral amplo e espaço para exposições, o Espaço Cultural do GD é um dos locais preferidos para eventos que atinjam um público muito grande.

Espaço Cultural

voltar ao topo


Jardins e Praças

O espaço do Colégio Gonçalves Dias é tão pleno de possibilidades que foi dividido em quatro “praças”: Praça do Poeta (o jardim principal, onde está o busto de Gonçalves Dias), do Encontro (o jardim em frente ao Salão de Festas e próximo à Biblioteca), dos Pássaros (em frente à Pré-escola) e do Esporte (todo o Complexo Desportivo do GD). Na hora do recreio, os alunos adoram se concentrar nos jardins, especialmente na Praça do Poeta. O local, cheio de árvores, agrada só em olhar. Essa praça é a mais antiga, pois existe desde a fundação da escola. A Praça dos Esportes começou com a criação do Parque Aquático, em 1978. As outras duas praças são mais recentes, sendo “subdivisões” da Praça do Poeta.

Jardins - Praça do Poeta   Jardins - Praça do Poeta   Jardins - Praça do Poeta   Jardins - Praça do Poeta

Jardins - Praça do Poeta

voltar ao topo


Laboratórios de Informática

O Colégio Gonçalves conhece a importância que a Informática tem como ferramenta a ser usada pelo professor na construção de objetivos educacionais de alto valor. Atualmente, o GD conta com Laboratórios de Informática equipados com computadores de última geração, que atendem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O colégio também oferece eventuais cursos para pais, alunos e para a comunidade. O equipamento (hardware e software) é atualizado periodicamente para possibilitar ao aluno estar em contato com o que está sendo utilizado no mercado de trabalho. Os alunos também podem utilizar os computadores para a realização de trabalhos escolares, além de terem a possibilidade de usar programas feitos especialmente na escola como ferramenta para o aprendizado das demais disciplinas que o GD oferece no currículo de várias séries.

Laboratório de informática

voltar ao topo


Prédios GD I e II

O Colégio Gonçalves Dias possui, em seu espaço, dois prédios destinados a aulas. O prédio GD I atualmente é utilizado para atividades práticas e salas especiais, como os laboratórios de Informática, de Ciências e a Sala de Leitura, além de diversas salas e espaços para atividades complementares ao currículo. O prédio GD II absorve, em salas de aula grandes e confortáveis, as aulas curriculares e demais atividades.

Prédio GD I   Prédio GD II

voltar ao topo


Salas de aula

Tem sido preocupação do GD manter número adequado de alunos por sala de aula, de modo a que os professores possam desenvolver suas propostas pedagógicas com qualidade. Atividades específicas são realizadas em salas especiais, amplas e arejadas. O professor tem fácil acesso a essas salas e aos laboratórios, não perdendo tempo quando precisa levar a turma de um espaço a outro. Algumas turmas, especialmente as das séries iniciais, ainda contam com salas de aula preparadas para suas necessidades específicas, com projetos elaborados pelo Setor de Psicopedagogia da escola.

Salas de aula   Salas de aula

voltar ao topo


Sala de dança

O GD oferece a seus alunos aulas de dança e atividades similares em sala especialmente preparada para isso. Quem gosta de dançar tem a chance de aproveitar ao máximo esse local. Além disso, a escola promove eventos como o GDança, que conta sempre com a participação de grupos de dança da própria escola, os quais também se apresentam nos eventos culturais.

Sala de Dança

voltar ao topo


Sala de Leitura

A Sala de Leitura foi inaugurada em 1999. Funciona como uma espécie de biblioteca, voltada principalmente à Educação Infantil e ao 2º Ciclo (2º a 4º anos do Ensino Fundamental). Há um amplo espaço, com paredes repletas de desenhos infantis e com almofadas para os alunos ficarem à vontade, se sentindo muito confortáveis e estimulados a ler. Além dos livros, também há uma parte exclusiva para gibis (“gibiteca”), onde os alunos podem se divertir com estórias infantis e educativas. Com ajuda das professoras, as crianças se divertem e a leitura fica dinâmica. A principal finalidade da Sala de Leitura é incentivar a criança desde cedo a desenvolver o gosto pela literatura, fazendo com que, assim, o aluno tenha oportunidade de melhorar a redação e a produção de textos. As professoras também podem utilizar o espaço para contar estórias com fantoches ou preparar diversas atividades culturais com as crianças.

Sala de Leitura   Sala de Leitura   Sala de Leitura   Sala de Leitura

voltar ao topo


Sala de vídeo

Muitas vezes, os professores utilizam filmes pedagógicos ou de ficção como material didático. Para isso, contam com uma sala de vídeo com equipamentos de VHS e DVD, além de espaço suficiente para as discussões posteriores.

voltar ao topo


Salão de Festas

Quando pais e alunos querem fazer uma festinha de aniversário com os coleguinhas na escola, podem usar gratuitamente o Salão de Festas, localizado na Praça do Encontro, bastando para isso solicitar a cessão do espaço na Secretaria da escola.

Salão de Festas

voltar ao topo


Secretaria

A Secretaria da escola é o local onde alunos e pais são atendidos nas situações burocráticas para tirar dúvidas, sendo encaminhados às Assessorias conforme as necessidades. No Colégio Gonçalves Dias, a Secretaria foi planejada para oferecer o máximo conforto para todos, com ar condicionado, televisão e área de espera.

voltar ao topo

 
© 1997-2008, Colégio Gonçalves Dias - Nova Iguaçu